Documentação para lançamento da proposta INSS

Confira nosso tutorial para lançamento de proposta INSS.

Passos

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Acessa a plataforma pelos links oficiais disponibilizados. O acesso é por login e senha, e uma confirmação com envio de foto dos documentos e selfie é necessária.

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Uma vez logado, você será redirecionado para o painel administrador, na listagem das propostas. Navegue até a tela de Consultar Saldo INSS. Você acessa essa tela, através do menu lateral na sessão INSS.

Essa tela é composta de duas sessões: uma primeira para inclusão dos dados de busca; e uma segunda para a listagem das consultas concluídas.

Será solicitado somente o CPF do cliente, para consulta de seu saldo.

Como um retorno dos dados pode ocorrer simultaneamente ou apresentar um demora, relativo a demandas externas, uma mensagem irá informar o status da pesquisa e quais ações podem ser tomadas, como por exemplo: CPF incluído na listagem, aguardar retorno.

Caso essa pesquisa já tenha ocorrido antes, a próxima sessão será exibida logo abaixo do campo de CPF.

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Para que a consulta ocorra com sucesso, o cliente precisa assinar o termo de autorização de acesso ao saldo INSS dele. Para tanto, basta efetuar a consulta pelo CPF dele. Caso o termo ainda não tenha sido assinado, uma mensagem com o link será informada.

Esse link precisa ser enviado ao cliente, deverá preencher os dados de: CPF, Nome, E-mail, Número de telefone e aceitar os termos de validação.

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Com a confirmação do aceite dos termos, a consulta ocorrerá sem problemas. A listagem representa a coleção de pesquisas realizadas e o retorno de cada uma delas.

Seja por ainda estarem aguardando um retorno, ou os retornos com sucesso ou algum tipo de informação adicional, como por exemplo: Cliente precisa liberar acessos aos bancos credenciados; todas essas informação estarão em tela, indicados por tags nas cores:

  • Azul (aguardando retorno),
  • Amarelo (retorno com alguma informação extra),
  • Verde (retorno com o saldo);


Clicando sobre cada status, informações adicionais serão exibidas sobre aquela consulta.

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Os saldos com sucesso, serão exibidos na listagem para os retornos com a tag em verde.

Porém, consultas recentes irão exibir o saldo logo abaixo do campo de CPF.

Em ambos os casos, agora será possível efetivamente simular propostas com o saldo disponível para esta cliente.

Para tanto, você deverá primeiro selecionar o Tipo. Essa opção, irá determinar qual valor você estará usando para simular:

  • Valor total: ao selecionar este tipo e preencher o campo ‘Valor esperado’, o retorno da simulação será uma condição que libere este valor total desejado,
  • Pgto por período: já nesta opção, você estará simulando o valor desejado para as parcelas individuais deste simulação.

O campo Valor esperado sempre será condicionado ao tipo de simulação que você selecionar, definindo ou o valor total que deseja antecipar ou o valor das parcelas com que deseja trabalhar.

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O retorno da simulação será exibido em uma tabela, com informações sobre: Valor liberado; qtde. de parcelas e o valor de cada uma; valor total da simulação; data da primeira e última parcela e demais taxas.

Após a conferência dos dados, será possível realizar a criação da proposta.

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Iniciando o processo de cadastro: uma modal se abrirá (uma janela pop-up). O cadastro consiste em quatro etapas obrigatórias:
  • Dados Básicos (Básico),
  • Documentos Pessoais (Documentos),
  • Informações de Endereço (Endereço),
  • Informações Bancárias (Banco);
Não será possível avançar antes da conclusão do preenchimento das quatro etapas. Todos os campos possuem validações que auxiliam no preenchimento.

Revise as informações corretamente durante o cadastro

A primeira etapa – Básico, consiste no preenchimento de cinco campos: nome completo, celular, data de nascimento, CPF e gênero. Para conveniência, o campo de CPF já vem preenchido com o CPF informado na simulação.

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A segunda etapa – Documentos, consiste no preenchimento de seis campos: tipo de documento, número do documento, data de expedição, estado de expedição, estado civil e nome da mãe.

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A terceira etapa – Endereço, consiste no preenchimento de sete campos: CEP, logradouro, número, complemento, bairro, Estado e cidade. Desta etapa, o campo de Complemento não é obrigatório.

Para facilitar o preenchimento, é possível clicar no botão Buscar, ao lado do campo de CEP, para efetuar o preenchimento dos campos de logradouro, bairro, Estado e cidade (o cursor de edição é movido para o campo de número após o preenchimento dos dados). Caso não seja possível recuperar as informações de endereço pelo CEP, ainda será possível fazer o cadastro manual do endereço.

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A quarta etapa – Banco, consiste no preenchimento dos dados bancários: Banco, tipo de conta, agência e número da conta.

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Após cadastro todos os demais dados, o sistema irá solicitar uma revisão dos dados da proposta até este ponto. Onde será exibida um clique para marcar cada item da proposta criada: confirmar documento do cliente, tipo selecionado para a simulação e valor liberado.

Após revisados todos os itens e selecionado Revisei e confirmo todos os dados, será habilitado a opção para efetivamente lançar a proposta.

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Alcançada está etapa concluiremos o lançamento da proposta. A proposta poderá ser consultada no painel de Propostas INSS – que pode ser acessada clicando sobre este item no menu lateral, a esquerda.